Acabei
por não a analisar convenientemente, nem terei conhecimento suficiente para o
fazer. Despreocupada e desinteressadamente, poderá parecer nada de mais, mas a senhora
tem mais de 500 anos! Mal ela imaginaria que ficaria famosa ao ponto de vir gente
de todo o mundo para a admirar, depois de séculos de tropelias, onde se contam
raptos, mudanças de residência e tentativas de agressão. Sinceramente, como mulher
não é nenhuma obra de arte, um rosto que não sendo feio, não é nada bonito, um
decote bastante discreto, roliça e de felicidade contida. Ao vivo passou-me ao
lado, apesar de a ter tido meia dúzia de metros à frente. Agora percebo que a
devia ter visitado mal entrei em sua casa, o desgaste e saturação das pernas e cabeça,
provocado pelos inúmeros focos de interesse das várias salas, pisos e recantos
do seu museu, espaços esses onde, em contraste reina a calmaria, superiorizou-se
à azáfama da multidão de cabeças e corpos concorrentes ao avistamento.
Especial será sem dúvida o facto de ter sido criada numa época longínqua, comprovando que o génio, não depende do tempo. Sem certezas do que digo, é bem possível que tenha revolucionado o conceito de retrato. Mas mais do que a técnica empreendida, o fenómeno será tudo o que até agora movimentou e continuará a movimentar à sua volta.
PS: bem que um artista português qualquer, ou um de renome como a Paula Rego, podia ter aproveitado a visita da senhora Merkel a Portugal para lhe pintar um retrato, nada garante que daqui a uns séculos não viesse a ser a Mona Lisa II, exposta num museu qualquer português.
Especial será sem dúvida o facto de ter sido criada numa época longínqua, comprovando que o génio, não depende do tempo. Sem certezas do que digo, é bem possível que tenha revolucionado o conceito de retrato. Mas mais do que a técnica empreendida, o fenómeno será tudo o que até agora movimentou e continuará a movimentar à sua volta.
PS: bem que um artista português qualquer, ou um de renome como a Paula Rego, podia ter aproveitado a visita da senhora Merkel a Portugal para lhe pintar um retrato, nada garante que daqui a uns séculos não viesse a ser a Mona Lisa II, exposta num museu qualquer português.
Sem comentários:
Enviar um comentário